Atividade “À Caça de Meteoritos na Antártida”

O Departamento de Ciências Físicas e Naturais dinamizou, no dia 26 de setembro uma atividade com a convidada Doutora Vera Assis Fernandes.
A convidada é doutorada em geocronologia pela Universidade de Manchester. Também trabalhou nos Estados Unidos, Suíça e Alemanha na área de geologia lunar e já fez duas expedições à Antártida em busca de meteoritos. Em 2004 foi a primeira cientista portuguesa a estar a 90° de latitude Sul. Por outras palavras, foi a primeira pessoa de nacionalidade Portuguesa a estar no ponto mais a Sul da Terra, tendo lá passado a noite!
A sua investigação foca-se essencialmente em rochas lunares, tanto das missões Apollo (EUA) e Luna (da ex-União Soviética), como em meteoritos provenientes de outras partes do Sistema Solar que foram encontrados em desertos frios e quentes. Durante a última década trabalhou como cientista em Berlim, no Museu de História Natural desta cidade, onde também investigou rochas terrestres vulcânicas e de impacto. Mais recentemente, iniciou uma colaboração com cientistas em Macau para trabalhar em amostras da missão Chang’e-5. É a primeira pessoa Portuguesa a ser Investigadora Principal de amostras Apollo.
Fundou o projeto Aventuras Planetárias, que tem como peças centrais uma coleção de diferentes tipos de meteoritos. Este projeto tem como objetivo levar meteoritos à sala de aula para fazer atividades com estudantes, ajudando a aprender mais sobre o Sistema Solar. É no âmbito deste projeto que colabora com o ESERO Portugal / Ciência Viva em várias iniciativas, nomeadamente n’ O Espaço vai à Escola.
Participaram na atividade 283 alunos de turmas do 7.º, 10.º, 11.º e 12.º anos. Foram realizadas duas sessões, com observação de amostras de meteoritos.

Siga e goste de nós: