Erasmus+ 2020/2021

Um trabalho virtual sobre questões muito reais

A nossa Escola participa presentemente em dois projetos cofinanciados pelo programa Erasmus+, com o intuito de propiciar aos nossos alunos experiências enriquecedoras de partilha da nossa cultura e convívio com outras realidades e mundividências. Através destes projetos, a Escola transforma-se no palco em que, através de diversas formas artísticas, os alunos e com eles toda a comunidade educativa, são os atores que representam um ideal que se torna realidade: viver num espírito de cooperação, de respeito, de tolerância contribuindo para a paz entre as nações.

Sendo verdade que, neste ano letivo 2020/2021, o fecho das fronteiras nos impôs o distanciamento físico, o mundo virtual veio construir a ponte entre as diversas escolas que integram os projetos. Não se descurou do trabalho colaborativo, tendo todos rapidamente se adaptado ao novo contexto. Recriou-se o projeto, convertendo muitas das atividades em regime de ensino à distância e a partilha decorreu na plataforma eTwinning, nos fóruns síncronos e nas mensagens eletrónicas. De facto, durante este ano, passámos a dar mais valor a tudo aquilo que anteriormente denominávamos como ‘dado adquirido’ e desejamos que brevemente nos possamos voltar a reunir com os nossos parceiros, muitos dos quais já são nossos amigos.

A escola tem encontrado nestes projetos um espaço fora dos seus muros, no qual toda a ação educativa resulta da sinergia intercultural e da cooperação entre jovens de diversos países europeus. É graças ao envolvimento de toda a comunidade educativa que isto é possível: aos alunos que aceitam o desafio de, mesmo fora do seu horário letivo, desenvolver as atividades do projeto; às famílias que acolheram em suas casas no ano transato alunos provindos de outros países; aos professores que se dedicam de alma e coração a estas atividades, aliando a sua prática pedagógica à formação cívica dos nossos alunos, tornando-os cidadãos mais ativos e resilientes, conscientes do seu papel transformador na sociedade global em que vivem; ao órgão de gestão que abraçou estes projetos em prole do sucesso as aprendizagens dos nossos alunos.

A entrega de certificados de participação a 85 alunos e a 9 docentes que decorreu no dia 15 de maio foi um gesto simbólico de reconhecimento pelo empenho de todos que, em diferentes momentos da implementação dos projetos, foi essencial para o sucesso das atividades durante estes dois anos letivos.

Desiderius Erasmus disse um dia ‘A maior esperança de uma nação reside na educação adequada da sua juventude’. O nome do teólogo e filósofo humanista neerlandês (1466-1536) batizou o programa que, desde 1987, tem escrito inúmeras narrativas de intercâmbio que marcaram a vida de muitos jovens e adultos. Aprendizagem, motivação, cooperação, resiliência e tolerância são palavras-chave que fundamentam a organização e implementação dos projetos Erasmus+. A ESMA quer continuar a dar voz a estes valores e conta com a colaboração de todos, enaltecendo o trabalho de cada um!

Regina Pinto

Coordenadora dos projetos Erasmus+

Siga e goste de nós: