Comemoração do Dia Internacional da Proteção Civil

Hoje, dia 1 de março, celebra-se o Dia Internacional da Proteção Civil, uma vez que foi nesta data que entrou em vigor a Constituição desta organização.

Trata-se de uma data global, instituída pela Organização Internacional de Proteção Civil (OIPC). O objetivo do dia é chamar a atenção dos vários países do mundo para a importância da Proteção Civil, nomeadamente para a prevenção e para a coordenação de esforços em caso de emergência e/ou calamidade.

A Proteção Civil surgiu em 1949 no protocolo 1 do Tratado de Genebra “Proteção das vítimas dos conflitos internacionais armados”, definindo-se como um sistema nacional de gestão dos serviços de emergência que proporciona assistência e proteção a toda a população perante um desastre ou acidente.

Em Portugal comemora-se a data oficialmente como Dia da Proteção Civil, no mesmo dia 1 de março.

A educação para a segurança e prevenção de riscos é um elemento fundamental na construção de uma cultura de segurança, pois desenvolve competências no âmbito da prevenção e autoproteção. A escola, para além de ser um espaço de transmissão de saberes, constitui um elo de integração na sociedade e um vetor de formação de cidadãos. Assim, a dinamização do clube de proteção civil, no ano letivo 2017/2018, tem vindo a contribuir para a formação de cidadãos mais bem preparados e de comunidades mais resilientes, bem como para a minimização nos custos das catástrofes quer no âmbito humano, quer no âmbito económico e da perda de recursos.

 O clube de Proteção Civil da ESMA

Siga e goste de nós: