Clube Europeu da ESMA no Parlamento Europeu
Participação na sessão Euroscola de 20 de março
O Clube Europeu da Escola Secundária Manuel de Arriaga foi convidado a participar no dia 20 de março como representante de Portugal numa das sete sessões plenárias do programa Euroscola no Parlamento Europeu em Estrasburgo programadas para o ano de 2025. Os treze alunos do Clube Europeu (Alice Sequeira, Daisi Silveira, Inês Dias, Filipa Silva, Joana Medeiros, Madalena Costa, Marco Garcia, Margarida Lourenço, Maria Medeiros, Letícia Medeiros, Simone Goulart, Simone Rodrigues e Vitória Silva) foram acompanhados pelas docentes coordenadoras Marília Rodrigues e Natacha Miranda, e pela Presidente do Conselho Executivo, Regina Pinto, numa viagem que, apesar de ter durado apenas três dias, foi uma excelente oportunidade para conhecer o trabalho e a importância do Parlamento Europeu para a vida de todos nós, cidadãos europeus e portugueses/açorianos e viver na primeira pessoa o papel desempenhado pelos Deputados no Parlamento Europeu.
A participação neste evento foi resultado da participação do Clube Europeu da ESMA no programa EPAS (Escola Embaixadora do Parlamento Europeu) no ano letivo 2023/2024. Graças à excelência das atividades desenvolvidas pelos alunos do Clube Europeu, a ESMA foi incluída no TOP+ das Escolas EPAS em Portugal e premiada com esta oportunidade de participar na Sessão Euroscola que reuniu no hemiciclo do Parlamento Europeu alunos de Escolas de todos os países da União Europeia que, durante um dia, se tornaram deputados ativos no debate e na definição de propostas.
Na sessão de 20 de março, o tema foi ‘Uma Europa de oportunidades equitativas? O Parlamento Europeu e a luta pelos direitos da Mulher e pela igualdade de género.’ Os alunos tiveram o privilégio de colocar questões ao Vice-Presidente do Parlamento Europeu, Younous Omarjee, e conversaram com a representante da Comissão Especial sobre o Escudo Europeu da Democracia, Julia Cini, sobre as políticas europeias no que concerne à defesa pelos Direitos da Mulher e à igualdade de género. Durante a tarde, todos os alunos simularam o trabalho dos membros do Parlamento Europeu, debatendo as suas ideias sobre a igualdade de género e o modo como perspetivam a luta dos direitos da Mulher em cada um dos países.
Os alunos que participaram no evento Euroscola regressaram a casa com a “bagagem” cheia de aprendizagens e experiências valiosas, tanto a nível pessoal como académico. Para além disso, voltaram mais confiantes, motivados e com uma nova perspetiva sobre o papel da juventude na construção do futuro da Europa. Participar no Euroscola foi, sem dúvida, uma experiência enriquecedora e inesquecível!